"Agente Secreto" e Wagner Moura brilham no Globo de Ouro e faz história com duas vitórias

POR Marcos Paulo | 12/01/2026
O

O cinema brasileiro viveu uma noite memorável neste domingo durante a cerimônia do Globo de Ouro, realizada no The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos principais prêmios da noite: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.

 

Mesmo não levando o troféu de Melhor Filme de Drama — que ficou com Hamnet —, a produção brasileira foi um dos grandes destaques da premiação, em uma noite marcada pela forte presença do Brasil entre os vencedores.

 

O anúncio do prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Minnie Driver fez questão de parabenizar o público brasileiro em português. Na disputa, O Agente Secreto superou produções da Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França.

 

Ao subir ao palco, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso mandando um recado direto ao país. “Alô, Brasil”, disse o diretor, que também agradeceu à equipe, ao elenco, à distribuidora Vitrine Filmes e fez uma dedicatória especial aos jovens cineastas brasileiros. O diretor ainda destacou a parceria com Wagner Moura, ressaltando a amizade construída durante o projeto.

 

O sucesso do longa já vinha sendo desenhado desde sua estreia no Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro e chamou atenção internacionalmente, inclusive com uma apresentação de frevo que tomou a Avenida Croisette.

 

Na categoria de atuação, Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, falou em português e exaltou a cultura nacional, celebrando também a parceria com Kleber Mendonça Filho. O ator superou nomes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.

 

A vitória reforça a tradição brasileira no Globo de Ouro. Em 1999, Central do Brasil venceu a mesma categoria de filme internacional e, no ano passado, Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama.

 

Entre outros destaques da noite, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson. Já na televisão, a série Adolescência se destacou ao conquistar dois prêmios de atuação.

 

Com duas estatuetas e grande repercussão internacional, O Agente Secreto confirma o Brasil como um dos protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES