Foto: Agrodefesa
Uma operação realizada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás resultou na apreensão de quase seis mil embalagens vazias de agrotóxicos.
Dentre os materiais confiscados, 37 embalagens continham resíduos de defensivos agrícolas e aproximadamente sete toneladas de embalagens já trituradas foram encontradas em um estabelecimento no distrito de Planalmira, no município de Abadiânia.
Durante a fiscalização, foi constatado que o local realizava o recolhimento e processamento desses materiais sem a devida autorização como Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias (UREV) e sem credenciamento junto ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). Além da operação irregular, o armazenamento inadequado das embalagens contendo resíduos químicos representava um risco ambiental significativo.
Todo o material foi apreendido e será encaminhado para uma UREV cadastrada e autorizada pela Agrodefesa. Os responsáveis pelo estabelecimento foram autuados, podendo pagar multas de até R$ 50 mil, além de responderem criminalmente pelo descumprimento da legislação.
“A operação de hoje demonstra o compromisso da Agrodefesa na fiscalização e destinação adequada das embalagens de agrotóxicos. O descarte irregular representa uma ameaça ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. Nosso objetivo é punir, mas também conscientizar sobre a importância do cumprimento das normas”, destacou José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa.
O coordenador da Unidade Regional Rio das Antas da Agrodefesa, Marcelo Sales Guimarães, reforçou o caráter preventivo da fiscalização. “É fundamental que empresas e estabelecimentos do setor agrícola estejam cientes de suas responsabilidades. Nossa equipe está atenta para garantir o cumprimento das regulamentações e evitar prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente.”
A legislação determina que a devolução das embalagens vazias deve ocorrer no prazo de até um ano após a compra ou até a data de vencimento do produto. A entrega pode ser feita diretamente em postos ou centrais de recebimento autorizados.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
10/02/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.