Brasil

ANAC SUSPENDE OPERAÇÕES DA VOEPASS POR INCAPACIDADE DE RESOLVER IRREGULARIDADES

POR Redação | 11/03/2025
ANAC SUSPENDE OPERAÇÕES DA VOEPASS POR INCAPACIDADE DE RESOLVER IRREGULARIDADES

Foto: Agência Brasil

A

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, de forma cautelar, todas as operações da Voepass a partir desta terça-feira, 11 de março. A companhia aérea, que reúne a Passaredo Transportes Aéreos e a Map Linhas Aéreas, permanecerá inoperante até que corrija as irregularidades identificadas em seus sistemas de gestão, conforme exigido pelos regulamentos da Agência.

 

A decisão foi tomada após a Anac constatar que a Voepass não cumpriu as exigências determinadas durante fiscalizações, comprometendo os padrões de segurança exigidos para sua operação.

 

Clientes afetados pelos cancelamentos devem entrar em contato com a empresa ou a agência de viagem onde adquiriram suas passagens para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias aéreas. Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves, atendendo 15 destinos comerciais e dois por meio de contratos de fretamento.

 

A companhia vinha sendo monitorada desde o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), o que levou à implantação de uma operação assistida da Anac para fiscalizar suas atividades. Técnicos da Agência acompanharam de perto as bases de operação e manutenção da empresa para verificar suas condições de segurança.

 

Em outubro de 2024, a Anac impôs uma série de exigências, como a redução da malha aérea, ampliação do tempo de solo das aeronaves para manutenção, substituição de administradores e execução de um plano de ações corretivas.

 

Contudo, após nova auditoria realizada no fim de fevereiro de 2025, a Anac identificou um agravamento na eficiência do sistema de gestão da Voepass, além do descumprimento reiterado das medidas previamente determinadas. Também foram detectadas reincidências de irregularidades já apontadas e que, anteriormente, haviam sido consideradas resolvidas.

 

Diante da persistência dos problemas e da falta de efetividade nas correções apresentadas pela empresa, a Anac determinou a suspensão total das operações da Voepass até que seja comprovada sua capacidade de atender aos padrões de segurança exigidos pela regulamentação.

 

 

Abaixo, leia a íntegra da nota da Voepass:

 

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.

 

A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.

 

Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.

 

Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400 - que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES