Foto: Nasa
Um fenômeno astronômico raro e impressionante já tem data para acontecer. No dia 17 de fevereiro, uma terça-feira, será registrado o primeiro eclipse de 2026, do tipo solar anular, conhecido popularmente como “Anel de Fogo”. O espetáculo será visto de forma completa sobre a Antártida, enquanto partes da África e da América do Sul poderão acompanhar o fenômeno de maneira parcial.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o eclipse ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas sem cobrir totalmente o disco solar. Nesse alinhamento, forma-se um círculo luminoso ao redor do Sol, criando o efeito visual semelhante a um anel em chamas.
O fenômeno acontece porque, nesse momento, a Lua estará no apogeu — ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra. Com isso, seu diâmetro aparente fica menor que o do Sol, permitindo que a borda solar permaneça visível.
Confira o calendário de eclipses de 2026
O ano será marcado por quatro eclipses, sendo dois solares e dois lunares:
O eclipse anular de fevereiro abre o calendário astronômico de 2026 e promete chamar a atenção de cientistas, observadores do céu e curiosos ao redor do mundo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
10/02/2026
Carnaval 2026: veja datas e saiba se é feriado
Apesar da tradição no país, a folia não é feriado nacional e regras variam conforme o estado.