Agência Brasil
A combinação típica das refeições brasileiras, o arroz com feijão, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como um dos pratos mais saudáveis do mundo. O prato foi incluído em uma lista que destaca refeições à base de leguminosas como estratégias essenciais para políticas globais de segurança alimentar.
Além da versão brasileira, estão na lista pratos tradicionais da Costa Rica, República Dominicana, Peru e Estados Unidos, todos com base em feijões ou outras leguminosas.
Segundo a FAO, leguminosas são ricas em proteínas, com valores nutricionais superiores ao milho e ao arroz, além de serem livres de colesterol e glúten. Quando combinadas com cereais, como no arroz com feijão, formam uma proteína completa, eficaz e mais barata que as de origem animal.
A entidade ainda alerta para a perda de variedades ancestrais desses alimentos devido à padronização da produção agrícola global, o que ameaça a diversidade alimentar essencial para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
27/06/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
27/06/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento