Canva
Apenas 31% dos pedidos de devolução por fraudes via Pix foram aceitos pelo Banco Central, e menos de 7% do total desviado foi recuperado até o momento. De R$ 6,98 bilhões envolvidos em transferências fraudulentas, apenas R$ 459 milhões retornaram às vítimas.
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) enfrenta dificuldades para reaver os valores porque rastreia somente a primeira conta que recebe o dinheiro, enquanto criminosos transferem rapidamente os recursos para outros destinos. Em 2024, 86% das 3,5 milhões de solicitações negadas foram recusadas por falta de saldo na conta recebedora.
Para facilitar o processo, o Banco Central está implantando uma função de autoatendimento no MED. A partir de outubro, usuários poderão contestar diretamente as transferências pelos aplicativos dos bancos. O Bradesco já implementou a função, permitindo solicitações via extrato.
Especialistas como Luiz Henrique Sá, da fintech Dock, acreditam que a nova versão do sistema pode elevar a taxa de sucesso das devoluções para até 80%. Ainda assim, a complexidade das estratégias usadas por criminosos deve continuar dificultando o bloqueio total dos valores desviados.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
23/06/2025
Brasileiros estão entre os mais tristes e estressados da América Latina, aponta pesquisa global
Estudo internacional revela que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de raiva e tristeza entre trabalhadores da região.