Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de março. Com isso, os consumidores não terão custos adicionais na conta de energia elétrica. A decisão reflete as boas condições de geração de eletricidade no país.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária segue verde, sem cobrança extra. Segundo a Aneel, a melhora nos níveis dos reservatórios, impulsionada pelo período chuvoso, contribuiu para um cenário favorável na geração hidrelétrica. Isso reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel reflete as variações nos custos da geração de energia. As bandeiras indicam o preço necessário para a produção e distribuição da eletricidade consumida em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias.
Quando a bandeira tarifária é verde, não há acréscimo na conta de luz. Já nos casos de bandeira amarela ou vermelha, são aplicados custos adicionais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, impactando diretamente o valor final pago pelos consumidores.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.