Foto: CNN Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta quarta-feira (26) que, se estivesse no Brasil durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, estaria "preso até hoje" ou "morto". A fala ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar ele e outros sete nomes réus por envolvimento em tentativa de golpe.
“Fui para os EUA, graças a Deus, porque se estivesse aqui no 8 de janeiro, estaria preso até hoje. Ou morto, que eu sei que é o sonho de alguns aí. Eu, preso, vou dar trabalho”, disse Bolsonaro a jornalistas.
Na terça-feira (25), ele acompanhou o início do julgamento no STF. No dia seguinte, permaneceu no gabinete do senador Flávio Bolsonaro, seu filho, ao lado de aliados.
A Primeira Turma do STF aceitou integralmente a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com voto favorável do relator Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Além de Bolsonaro, também viraram réus Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, general Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
Durante a entrevista, Bolsonaro negou ter articulado qualquer plano golpista. “Se tivesse qualquer objetivo, não deixaria os indicados do presidente Lula assumirem”, afirmou, mencionando encontro com o atual ministro da Defesa, José Múcio.
A denúncia aponta crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e destruição de patrimônio público e tombado.
Com a abertura da ação penal, o processo entra na fase de instrução, com coleta de depoimentos e provas. Ao final, o STF julgará a culpabilidade ou absolvição dos réus.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
27/03/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.