Foto: STF/Divulgação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada nesta sexta-feira (18), durante uma nova fase da operação da Polícia Federal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Além da instalação do equipamento de monitoramento, Bolsonaro deverá cumprir recolhimento domiciliar noturno (das 20h às 6h), está proibido de utilizar redes sociais e de manter contato com diplomatas estrangeiros ou com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, que atualmente está nos Estados Unidos. Ele foi apontado como articulador de ações contra autoridades brasileiras junto ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.
As investigações apontam que Bolsonaro tem atuado para dificultar o andamento do inquérito, com condutas que podem configurar obstrução da Justiça, coação de testemunhas e ameaça à soberania nacional. Ainda segundo a PF, aliados do ex-presidente teriam admitido que ele foi levado ainda pela manhã para a instalação da tornozeleira.
Ministros do STF já vinham levantando suspeitas de uma possível tentativa de fuga. Informações reunidas indicam que Bolsonaro estaria planejando deixar o Brasil e pedir asilo político ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A movimentação nos bastidores e as recentes declarações públicas de Trump em defesa de Bolsonaro contribuíram para o agravamento das medidas.
A decisão judicial se baseia também em um desdobramento do inquérito que investiga o próprio Eduardo Bolsonaro por tentativa de obstrução da Justiça. A partir de agora, o ex-presidente será monitorado 24 horas por dia.
A crise ocorre em meio ao aumento da tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Trump anunciou, nesta semana, uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, condicionando a suspensão da taxação ao arquivamento do processo contra Bolsonaro. Na quinta-feira (17), o republicano chegou a publicar uma carta, com timbre da Casa Branca, pedindo o fim da ação. “Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Projeto de Lei permite divórcio unilateral sem processo judicial e sugere nova nomenclatura para estado civil: sem vínculo conjugal atual