Foto: Reprodução
O ano de 2024 superou 2016 como o período com o maior número de pedidos de recuperação judicial no Brasil desde o início da série histórica, em 2005. Até outubro, foram registrados 1.927 pedidos, ultrapassando os 1.863 de 2016. A previsão é que o total supere 2.200 até o fim do ano. Os dados finais ainda não foram divulgados oficialmente pela Serasa, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Segundo Filipe Denki, especialista em reestruturação empresarial, o aumento no número de pedidos reflete um cenário econômico desafiador, marcado por fatores como altas taxas de juros, crescimento da inadimplência, inflação persistente e problemas de infraestrutura. Um destaque é o aumento significativo de pedidos no agronegócio, especialmente entre produtores rurais pessoas físicas.
“As perspectivas para 2025 indicam um crescimento econômico moderado, mas com desafios significativos. Fatores como a inflação, as incertezas geopolíticas, a guerra na Ucrânia, a desaceleração econômica da China e a nova presidência dos Estados Unidos moldam um cenário de incertezas e oportunidades”, avalia Denki.
O Banco Central projeta um crescimento do PIB de 2,0% para 2025, mas há previsão de que a inflação continue acima da meta oficial de 3% ao ano (com variação de 1,5 pontos percentuais para mais ou menos). A taxa Selic, atualmente em 12,25%, pode alcançar 14,25% no primeiro trimestre de 2025 e chegar a 15% ao longo do ano. O desequilíbrio fiscal segue como uma preocupação central, com gastos públicos crescendo acima das receitas, tornando fundamental a eficácia do novo arcabouço fiscal, acrescenta o especialista.
Diante desse cenário econômico, a tendência de aumento nos pedidos de recuperação judicial deve continuar em 2025. Setores como aviação, sucroalcooleiro, agro e varejo estão entre os mais vulneráveis, especialmente devido à alta do dólar, que encarece custos e dificulta o repasse de preços ao consumidor.
“A manutenção de um ambiente econômico desafiador, com juros altos e restrições de crédito, deve manter elevado o número de pedidos de recuperação judicial no próximo ano. Muitas empresas precisarão buscar estratégias alternativas, como a recuperação extrajudicial, para superar as adversidades econômicas previstas”, conclui Denki.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
15/01/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.