Brasil

Brasil se prepara para lançar primeiro foguete comercial em base localizada no MA

POR Marcos Paulo | 03/10/2025
Brasil se prepara para lançar primeiro foguete comercial em base localizada no MA

Divulgação

O

O Brasil dará um passo histórico no setor aeroespacial com o lançamento de seu primeiro foguete comercial a partir do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. A previsão é que o voo ocorra entre o fim de outubro e o início de novembro, fruto de uma parceria com a Coreia do Sul.

 

O projeto é desenvolvido pela Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil (Alada), subsidiária da estatal NAV Brasil, ligada à Força Aérea Brasileira e ao Ministério da Defesa, em conjunto com a startup sul-coreana Innospace, que possui uma filial em São José dos Campos (SP).

 

A escolha de Alcântara tem peso estratégico, já que sua localização próxima à linha do Equador garante vantagens técnicas e econômicas para lançamentos. Embora ainda não haja informações oficiais sobre a carga, a expectativa é de que sejam satélites e equipamentos semelhantes.

 

O lançamento também carrega simbolismo internacional: enquanto a Coreia do Norte realiza testes de foguetes nucleares, a Coreia do Sul aposta em projetos de uso civil e tecnológico. Para o Brasil, o evento deve marcar a entrada no competitivo e bilionário mercado espacial, atraindo novos parceiros e investimentos.

 

Segundo apurações, a cerimônia pode contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçando o caráter estratégico do lançamento.

 

Com informações de Metrópoles.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES