Canva
De acordo com dados recentes do IBGE, o Brasil registra cerca de 6 milhões a mais de mulheres do que homens, resultado da maior expectativa de vida feminina. A pesquisa PNAD Contínua 2024 demonstra que, em quase todos os estados, a população feminina é predominante, exceto em Tocantins e Santa Catarina, onde os homens são maioria.
A distribuição por faixa etária revela que, entre os jovens, há mais homens, mas a situação se inverte com o envelhecimento da população, refletindo fatores biológicos e sociais que afetam a longevidade. O Rio de Janeiro e São Paulo apresentam uma proporção especialmente desigual em idosos, com um número significativamente menor de homens.
Esse cenário reflete uma tendência global, na qual nascem mais homens, mas, devido a riscos maiores e menor cuidado com a saúde, a expectativa de vida masculina é inferior à feminina. A transição demográfica brasileira reforça essa diferença, com envelhecimento populacional e redução nas taxas de natalidade.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
11/10/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
11/10/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento