Canva
Mais de 2,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2022. Muitas famílias enfrentam desafios para acessar profissionais qualificados, tanto pelo sistema público quanto pelo particular.
Foi a partir dessa experiência que João Paulo Mendonça, líder de tecnologia, autista e pai solo de um filho com autismo nível 2 de suporte, criou a plataforma Apoio Azul. Segundo ele, o projeto nasceu de uma necessidade pessoal: centralizar informações confiáveis e oferecer ferramentas que atendam às demandas do cotidiano da comunidade autista.
O site permite cadastro de pessoas com autismo, pais e cuidadores, centros de atendimento, clínicas, organizações e profissionais da saúde. Além disso, oferece biblioteca de conteúdos, cursos de capacitação, modelos de relatórios, checklists, fichas e agenda de rotina visual.
A plataforma também disponibiliza um sistema de identificação digital voluntária, criando um ID único que permite suporte técnico sem expor dados sensíveis. Com infraestrutura hospedada em data centers no Brasil e arquitetura serverless no Google Cloud, o Apoio Azul garante conformidade com a LGPD e segurança para os usuários.
A próxima fase do projeto incluirá IA e Big Data, transformando o sistema em uma ferramenta proativa. Por meio de dados anonimizados, será possível criar o “Mapa do Autismo” em tempo real, identificar demandas regionais e oferecer recomendações personalizadas de serviços e especialistas. Os insights também servirão para orientar políticas públicas e ampliar o impacto social da plataforma.
João Paulo Mendonça ressalta que sua experiência profissional de 24 anos em tecnologia, aliada à vivência pessoal como pai e autista, foi determinante para criar a infraestrutura necessária para atender à comunidade. A expectativa é que o Apoio Azul se torne a maior fonte de dados em tempo real sobre necessidades da comunidade autista no país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
14/10/2025
Canetas emagrecedoras podem atrasar efeito de anticoncepcionais e outros remédios
Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro reduzem o esvaziamento gástrico e podem retardar a ação de comprimidos ingeridos por via oral.