Divulgação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), usou as redes sociais para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto.
Segundo Caiado, o presidente Lula estaria repetindo posturas semelhantes às do ex-líder venezuelano Hugo Chávez ao “afrontar gratuitamente” o governo norte-americano. Ele também acusou Lula de fomentar uma guerra de classes no Brasil e de atacar o Congresso Nacional.
A crítica ocorreu após Lula declarar que o Brasil é um país soberano e que responderá ao tarifaço com base na Lei de Reciprocidade Econômica. Para o governador, o presidente não tem legitimidade para representar o sentimento patriótico dos brasileiros.
Caiado sugeriu a criação de uma comissão parlamentar mista, com deputados e senadores, para abrir diálogo com os Estados Unidos e esclarecer que a fala do presidente não representa a posição do povo brasileiro.
Na carta divulgada por Trump, o presidente americano justificou o tarifaço mencionando a condenação de Jair Bolsonaro no STF, classificando o processo como “uma vergonha internacional” e acusando o Brasil de censurar redes sociais dos EUA. Ele também anunciou uma investigação formal sobre práticas comerciais brasileiras.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
10/07/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.