Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que endurece prazos e amplia mecanismos de investigação no processo penal brasileiro. A proposta, de autoria do deputado Yury do Paredão (MDB-CE), eleva de 5 para 15 dias o tempo da prisão temporária e estabelece um novo tipo de situação considerada como flagrante. O texto segue agora para análise do Senado.
O substitutivo aprovado, de relatoria do deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL), também altera o prazo para conclusão de inquéritos quando o investigado estiver preso — seja em flagrante, seja preventivamente. O período, atualmente de 10 dias, passa a ser de 15 dias. Segundo o relator, a mudança garante mais tempo para que a polícia realize diligências necessárias.
Nova situação de flagrante
O projeto cria um quinto caso de prisão em flagrante: quando o suspeito for localizado logo após ter sido identificado como autor de crime doloso cometido com violência ou grave ameaça, desde que haja elementos de prova claros e contemporâneos e risco concreto e imediato de fuga.
De acordo com Fabio Costa, a inovação busca dar mais efetividade à atuação policial e evitar a impunidade em crimes graves.
Outras mudanças
O texto ainda prevê:
Debate em Plenário
A proposta recebeu apoio de parlamentares ligados à segurança pública. Delegado da Cunha (PP-SP) classificou as mudanças como “gigantescas” para a investigação criminal. Já o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) afirmou que toda medida que endurece o combate ao crime deve ser apoiada.
Coronel Assis (União-MT) disse que a nova lei aumenta a capacidade do Estado de reunir provas e garantir condenações. Para Marcel Van Hattem (Novo-RS), o projeto representa um endurecimento necessário.
Por outro lado, o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) manifestou preocupação com a inclusão de elementos da audiência de custódia nos autos do processo, alertando para riscos de autoincriminação e de interpretações subjetivas sobre flagrantes.
Mesmo com críticas, a bancada do Psol votou a favor da redação final apresentada.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
28/11/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.