Lula Marques/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em dois turnos de votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 3/2021), conhecida como PEC da Blindagem ou PEC das Prerrogativas, que restringe o andamento de processos criminais contra deputados e senadores e amplia o foro privilegiado.
No primeiro turno, o texto recebeu 353 votos favoráveis, 134 contrários e uma abstenção. No segundo turno, foram 344 votos a favor e 133 contra. Um requerimento dispensou o intervalo de cinco sessões entre as votações, permitindo a tramitação acelerada da proposta.
A PEC estabelece que a abertura de ação penal contra parlamentares só poderá ocorrer mediante autorização prévia da maioria absoluta da respectiva Casa Legislativa, em votação secreta. Além disso, amplia o foro por prerrogativa de função a presidentes de partidos com representação no Congresso, que passariam a ser processados exclusivamente no Supremo Tribunal Federal (STF).
O que muda
Debate acalorado
O relator da proposta, deputado Claudio Cajado (PP-BA), defendeu o texto como uma forma de proteger o mandato contra perseguições políticas:
“Não é uma licença para abusos, mas um escudo protetivo para o exercício do mandato e o respeito ao Congresso Nacional.”
Já críticos classificaram a PEC como um retrocesso e uma ameaça ao equilíbrio entre os Poderes.
“É uma desmoralização do Parlamento brasileiro. Estamos restaurando o voto secreto e dando ao Legislativo poder de anular o Judiciário”, afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
Próximos passos
O texto segue agora para análise do Senado Federal, onde precisa ser aprovado em dois turnos por ao menos 49 dos 81 senadores. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), já antecipou posição contrária:
“A repulsa à PEC da Blindagem está estampada nos olhos do povo, mas a Câmara insiste em não enxergar.”
Se aprovada, a medida poderá mudar de forma significativa a forma como deputados e senadores respondem a processos criminais no Brasil.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
17/09/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
17/09/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
17/09/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
17/09/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.