A Câmara dos Deputados iniciou a semana com uma sessão virtual que registrou presença de 488 dos 513 parlamentares. Com o novo formato, apenas cerca de 12 deputados compareceram presencialmente ao plenário em Brasília. No entanto, os parlamentares que deixaram de registrar presença via aplicativo InfoLeg deverão sofrer cortes salariais.
O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que as votações da sessão terão efeito administrativo, o que implica em penalizações financeiras para quem não votar. A medida visa garantir quórum em um momento em que a gestão de Motta tem sido alvo de críticas por lentidão nos trabalhos legislativos.
Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) não faltou à sessão, pois está em missão oficial no Parlasur, no Peru. A assessoria do parlamentar enviou documentos que comprovam a viagem.
A sessão realizada na segunda-feira (2/6) foi a única da semana. Desde terça (3/6), o Congresso suspendeu as atividades legislativas para sediar o Fórum Parlamentar do Brics, que vai até quinta-feira (5/6).
Entre os que não registraram presença estão nomes como Arthur Lira (PP-AL), Benedita da Silva (PT-RJ) e Luciano Bivar (União-PE). Alguns deputados ausentes justificaram compromisso oficial, como Rosângela Moro, Moses Rodrigues e Pastor Eurico.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
06/06/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
06/06/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
06/06/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
06/06/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.