A Câmara dos Deputados iniciou a semana com uma sessão virtual que registrou presença de 488 dos 513 parlamentares. Com o novo formato, apenas cerca de 12 deputados compareceram presencialmente ao plenário em Brasília. No entanto, os parlamentares que deixaram de registrar presença via aplicativo InfoLeg deverão sofrer cortes salariais.
O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que as votações da sessão terão efeito administrativo, o que implica em penalizações financeiras para quem não votar. A medida visa garantir quórum em um momento em que a gestão de Motta tem sido alvo de críticas por lentidão nos trabalhos legislativos.
Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) não faltou à sessão, pois está em missão oficial no Parlasur, no Peru. A assessoria do parlamentar enviou documentos que comprovam a viagem.
A sessão realizada na segunda-feira (2/6) foi a única da semana. Desde terça (3/6), o Congresso suspendeu as atividades legislativas para sediar o Fórum Parlamentar do Brics, que vai até quinta-feira (5/6).
Entre os que não registraram presença estão nomes como Arthur Lira (PP-AL), Benedita da Silva (PT-RJ) e Luciano Bivar (União-PE). Alguns deputados ausentes justificaram compromisso oficial, como Rosângela Moro, Moses Rodrigues e Pastor Eurico.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
06/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.