Foto: TV Brasil
As internações de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela gripe aumentaram 189% em 2024, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em comparação com o ano anterior. O dado alarmante acende um alerta sobre os riscos do vírus influenza, especialmente para pessoas com mais de 60 anos.
Para debater a gravidade do cenário, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) promovem nesta quarta-feira (26) o evento Além da Gripe – Um debate sensível à gravidade dos riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza.
O objetivo é destacar a importância da vacinação, especialmente com a chegada do outono, quando o clima mais frio favorece a circulação do vírus. As entidades alertam que a baixa cobertura vacinal tem deixado a população idosa ainda mais vulnerável.
Estudos mostram que, após os 40 anos, uma infecção por influenza pode aumentar em até dez vezes o risco de infarto e em oito vezes o risco de AVC nos três dias seguintes à contaminação. Nos idosos, o risco de AVC continua elevado por até dois meses após a infecção. Esse agravamento contribuiu para o aumento de 187% nas internações em UTI e 157% nos óbitos relacionados à gripe.
A campanha reforça a necessidade de imunização e cuidado redobrado com os idosos neste período de maior circulação do vírus.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
27/03/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
27/03/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
27/03/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
27/03/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.