Foto: CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite desta terça-feira (17/6) a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de desenvolver um modelo de Fair Play financeiro para o futebol nacional. A proposta reúne 28 clubes e oito federações estaduais que já confirmaram participação na construção coletiva do projeto.
A primeira reunião oficial do GT está marcada para acontecer após a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que se encerra em 13 de julho. A partir desse encontro, o grupo terá 90 dias para apresentar a proposta final do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), que será coordenado pelo vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul.
“Nossa gestão será marcada por enfrentar com seriedade os problemas estruturais do nosso futebol. Criar um ambiente mais equilibrado e responsável financeiramente é essencial. Esse engajamento mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
Entre os clubes da Série A, 15 já aderiram ao projeto: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport e Vasco da Gama.
Na Série B, confirmaram presença: América-MG, Athletico, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Ferroviária, Goiás, Grêmio Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda.
Também estão no grupo as federações estaduais de Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.
A CBF também prevê a participação de consultores técnicos independentes, com experiência em finanças, contabilidade, governança, direito desportivo e administração esportiva. Eles atuarão de forma voluntária e consultiva, conforme previsto na portaria que institui o grupo.
“A participação de todos será essencial para construirmos um regulamento com legitimidade e excelência técnica. O futebol brasileiro precisa urgentemente de responsabilidade financeira. Não temos mais tempo a perder”, destacou Gluck Paul.
A composição final do GT será definida nos próximos dias, com base nas manifestações recebidas. A CBF garantiu que a formação do grupo respeitará critérios de diversidade regional, diferentes modelos de gestão e equilíbrio entre os segmentos do futebol nacional.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.