Canva
Nesta semana, o céu do Brasil será palco de um espetáculo natural: a chuva de meteoros Orionídeas, que poderá ser observada em todas as regiões do país. Segundo o Observatório Nacional (ON), o fenômeno terá seu pico de visibilidade nas noites de terça-feira (21) para quarta-feira (22) e de quarta-feira para quinta-feira (23), sendo o período mais indicado entre meia-noite e o amanhecer.
Os meteoros da Orionídeas são extremamente rápidos — podendo atingir até 66 quilômetros por hora —, brilhantes e deixam trilhas luminosas no céu. O nome do fenômeno se refere à constelação de Órion, de onde os meteoros parecem surgir, próxima à estrela Betelgeuse. Apesar disso, eles podem aparecer em qualquer ponto do céu.
A chuva ocorre quando a Terra atravessa detritos deixados pelo cometa Halley. Os fragmentos queimam na atmosfera, criando os rastros luminosos conhecidos como meteoros. No momento de maior intensidade, é possível observar de 15 a 20 meteoros por hora, especialmente sob céu escuro e sem poluição luminosa.
Além de um espetáculo visual, a observação científica das chuvas de meteoros ajuda a estimar a densidade de detritos espaciais, proteger satélites e compreender a formação do Sistema Solar.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/10/2025
Réveillon 2026: descubra a cor ideal para usar na virada, segundo a numerologia
Cada número do ano pessoal carrega uma energia específica que pode influenciar decisões, desafios e oportunidades ao longo de 2026.