Foto: Redes Sociais
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana começaram a perder intensidade nesta quinta-feira (19), porém o tempo continua instável em grande parte do estado.
De acordo com a Climatempo, a previsão é de que as precipitações continuem em áreas como a Serra Gaúcha, Missões e Campanha, mas com tendência de enfraquecimento entre esta sexta (20) e o sábado (21). “As pancadas devem perder força, especialmente nas regiões com maiores acumulados nos últimos dias”, informou a empresa meteorológica.
Apesar da melhora gradual, a Defesa Civil do estado mantém o alerta para moradores e viajantes das regiões norte e nordeste. Há risco moderado de alagamentos, e a orientação é evitar áreas vulneráveis e acompanhar as atualizações das autoridades.
O mais recente balanço aponta que 2.993 pessoas estão desalojadas e 1.583 estão desabrigadas em decorrência dos temporais. Duas mortes já foram confirmadas e uma pessoa segue desaparecida.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias estão mobilizadas, principalmente nas cidades ribeirinhas, onde os níveis dos rios seguem sendo monitorados.
Em Lajeado, no Vale do Taquari, o Rio Taquari ultrapassou a cota de inundação (19 metros) na quarta-feira (18) e chegou a 22,63 metros nesta quinta, obrigando a prefeitura a retirar moradores das áreas de risco, acionar o plano de contingência e decretar estado de alerta. No fim da tarde, o nível do rio começou a baixar, sendo registrado em 22,29 metros às 16h45.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
20/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.