Brasil

Como treinar o cérebro para se libertar do apego emocional em minutos

POR Redação | 16/11/2025
Como treinar o cérebro para se libertar do apego emocional em minutos

Canva

E

Estudos em neurociência mostram que o cérebro pode se libertar do apego emocional mais rapidamente do que se imagina. Pesquisas lideradas por Sandra Langeslag indicam que a técnica de revalorização cognitiva permite, em poucos minutos, modificar a forma como percebemos uma pessoa e reduzir vínculos emocionais tóxicos.

 

O método consiste em olhar a relação de um ponto de vista diferente, sem idealizar momentos positivos, e focar nas situações em que houve indiferença, desinteresse ou falta de respeito. Ao praticar este exercício, a amígdala cerebral — região ligada às emoções e à memória — é ativada, e a liberação de dopamina diminui, enfraquecendo o apego.

 

A prática diária requer apenas cerca de 12 minutos. Em três semanas, o cérebro começa a desengajar-se do vínculo e, em três meses, o equilíbrio emocional retorna. Pensamentos repetitivos que antes causavam ansiedade perdem força, permitindo que a energia seja redirecionada para o próprio bem-estar.

 

Essa abordagem oferece uma alternativa eficaz e rápida para lidar com relações emocionais desgastantes, ajudando a restabelecer foco e autonomia pessoal.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES