Imagem: reprodução/Tamara Castro
O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) emitiu uma nota de repúdio pela tentativa de abolir o estado democrático de direito por parte do grupo que planejou a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e dos então presidente e vice eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).
O plano foi revelado em investigação da Polícia Federal. No documento de repúdio a entidade enfatiza que os fatos apontam que houve “desrespeito à soberana, vontade popular e de ações violentas voltadas à tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito”.
Segundo o conselho , quaisquer tentativas de ataque à República e as Instituições que a representam devem ser firme e rapidamente coibidas pela sociedade como um todo e pelos poderes constituídos.
“A gravidade das informações reveladas impõe a necessidade de união incondicional entre os Poderes, no sentido de repudiar qualquer tentativa de intimidação ou supressão do regime democrático”, concluíram.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/11/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.