Imagem: reprodução/Tamara Castro
O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) emitiu uma nota de repúdio pela tentativa de abolir o estado democrático de direito por parte do grupo que planejou a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e dos então presidente e vice eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).
O plano foi revelado em investigação da Polícia Federal. No documento de repúdio a entidade enfatiza que os fatos apontam que houve “desrespeito à soberana, vontade popular e de ações violentas voltadas à tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito”.
Segundo o conselho , quaisquer tentativas de ataque à República e as Instituições que a representam devem ser firme e rapidamente coibidas pela sociedade como um todo e pelos poderes constituídos.
“A gravidade das informações reveladas impõe a necessidade de união incondicional entre os Poderes, no sentido de repudiar qualquer tentativa de intimidação ou supressão do regime democrático”, concluíram.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.