Brasil

Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

POR Redação | 19/09/2025
Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A

A conta de luz gratuita para famílias de baixa renda que consomem até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês seguiu para sanção presidencial após aprovação da Medida Provisória (MP) 1.300/2025 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado nesta quarta-feira (17).

 

A proposta garante gratuidade para cerca de 4,5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Também serão contempladas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de indígenas e quilombolas de baixa renda.

 

A medida amplia a Tarifa Social de Energia Elétrica, que anteriormente oferecia descontos variando de 65% a 10% para consumo de até 220 kWh mensais. Com a nova regra, o consumo de até 80 kWh será isento de cobrança. Acima desse valor, será paga apenas a diferença. O Ministério de Minas e Energia estima que a mudança beneficiará cerca de 60 milhões de brasileiros.

 

O custo da gratuidade será custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). No entanto, outras cobranças, como iluminação pública e ICMS, poderão ser mantidas conforme a legislação local.

 

O texto final também incluiu benefícios para outros setores. Dívidas de hidrelétricas terão descontos, representando renúncia fiscal estimada em R$ 4 bilhões. Além disso, a partir de 2026, o custo da energia nuclear será rateado entre os consumidores, exceto para os de baixa renda.

 

No caso da irrigação e aquicultura, o desconto de energia deixa de ter horário fixo e passa a ser definido pelas distribuidoras, seguindo parâmetros do governo. Diversos pontos foram retirados durante a tramitação e transferidos para a MP 1.304/2025, ainda em discussão.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 19/09/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 19/09/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 19/09/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES