© Rovena Rosa/Agência Brasil
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na segunda-feira (1º), uma resolução que simplifica o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais mudanças, está a retirada da obrigatoriedade de frequentar uma autoescola antes de realizar as provas de direção.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a medida pode reduzir em até 80% o custo total da CNH. A resolução passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União.
Entre as novidades, a abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Todo o conteúdo teórico será disponibilizado gratuitamente online, mas candidatos que preferirem poderão estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Quanto às aulas práticas, a exigência caiu de 20 para 2 horas-aula. Os candidatos poderão escolher entre autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas. O uso de carro próprio será permitido para a realização das aulas práticas.
Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda precisará fazer as provas teórica e prática. Etapas como coleta biométrica e exame médico permanecem obrigatórias e devem ser realizadas presencialmente no Detran. Instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente, e a identificação será integrada à Carteira Digital de Trânsito.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
04/12/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.