Geólogos britânicos descobriram a existência de ondas pulsantes, com ritmo semelhante aos batimentos cardíacos, sob a região de Afar — localizada entre a Etiópia e Uganda. A revelação pode ajudar a explicar a abertura de uma enorme fenda no continente africano.
A pesquisa foi publicada em junho na revista Nature e conta com a assinatura de 16 cientistas, com destaque para a geóloga Emma J. Watts.
Segundo os autores, existe uma coluna de rocha derretida sob Afar que pulsa do interior da Terra em direção à superfície. Esse mecanismo pode estar por trás da rachadura geológica que, ao longo de milhões de anos, poderá separar parte da Etiópia do continente e formar um novo oceano.
Afar é um ponto geológico único por ser o local onde três fendas tectônicas se encontram: a da Etiópia, a do Mar Vermelho e a do Golfo de Áden. A separação entre essas placas afina e estica a crosta terrestre, formando o chamado rifte — uma estrutura que pode originar oceanos.
Para chegar à descoberta, os pesquisadores analisaram dados geoquímicos de mais de 130 amostras de vulcões considerados “jovens”, com até 2,6 milhões de anos, e compararam com rochas mais antigas. A análise mostrou que os movimentos tectônicos afetam diretamente o manto terrestre, provocando os pulsos observados.
Agora, os cientistas buscam entender com mais precisão a frequência desses pulsos e os impactos que eles causam na superfície do planeta.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
10/07/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
10/07/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
10/07/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
10/07/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.