Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados/09-07-2024
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolará nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a escala de trabalho 6x1. A parlamentar reuniu 234 assinaturas para viabilizar a tramitação do projeto, superando as 171 necessárias. Além disso, Hilton pretende agendar uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para debater a proposta.
Segundo sua assessoria, Hilton estará acompanhada do vereador carioca Rick Azevedo (PSOL) e de representantes do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), além de outros grupos sociais engajados na causa.
A mobilização inclui um "panfletaço" em diversas cidades, como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Cariacica, Belo Horizonte, Fortaleza e Cuiabá. Além disso, será divulgado um calendário de ações em defesa do fim da jornada 6x1.
A PEC propõe a redução da carga horária semanal no Brasil e a implementação de uma jornada de quatro dias de trabalho por semana (4x3). Atualmente, o modelo 6x1 determina seis dias trabalhados para um de descanso.
Hilton reconhece que a proposta busca abrir espaço para negociações e admite a possibilidade de um meio-termo, como a adoção da escala 5x2.
Com informações de O Globo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/02/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.