Imagem: reprodução/governo federal
Nesta quarta-feira (20), o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra foi comemorado como feriado nacional pela primeira vez.
A decisão de tornar o feriado nacional e não apenas facultativo foi tomada a partir de um decreto assinado pelo presidente Lula no ano passado.
Para o Ministério da Igualdade Racial, a conquista do feriado marca a relevância da cultura e história afro-brasileira para o país. "A celebração em nível nacional é um chamado para que toda a população possa refletir sobre a identidade do Brasil, sobre a importância de valorizar as diferenças e agir coletivamente para que tenhamos uma nação cada vez mais desenvolvida e diversa", comemora a pasta.
A data de 20 de novembro foi escolhida para representar à história de resistência do Quilombo dos Palmares, formado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas, por volta de 1580.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
20/11/2024
Brasileiros estão entre os mais tristes e estressados da América Latina, aponta pesquisa global
Estudo internacional revela que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de raiva e tristeza entre trabalhadores da região.