Imagem: reprodução/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende enviar ao Congresso Nacional, na primeira quinzena de outubro, o projeto de lei que reestrutura as carreiras públicas. O esboço da iniciativa deve ser finalizado na próxima semana pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e enviado para a Casa Civil para a conclusão da medida.
Ao todo, foram fechados 40 acordos com categorias profissionais para a elaboração da proposta, sendo metade deles de extensão da carreira. A proposta, que inclui na legislação os acordos salariais, deve abranger 90% das carreiras públicas e pode ter um impacto no ano que vem de cerca de R$ 16 bilhões.
O Palácio do Planalto quer aprovar o projeto até o final de novembro. Além da reestruturação de carreiras públicas, o presidente quer levar adiante proposta para restringir o acúmulo de gratificações, o que levam ao pagamento de supersalários no serviço público.
Com informações CNN Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/09/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.