Em encontros reservados com integrantes do governo federal, empresários têm defendido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propostas de cooperação entre os dois países. O tema que mais se destacou até agora é a exploração de terras raras.
A sugestão foi levada ao vice-presidente Geraldo Alckmin durante reunião na última terça-feira (30), quando 130 empresários, em comitiva coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), viajaram aos EUA. Na ocasião, o grupo se reuniu com representantes dos departamentos do Tesouro e de Estado.
Embora o setor mineral trate o assunto com cautela, executivos afirmam que “a bola está com o governo” e aguardam a definição dos termos de uma possível parceria para se posicionarem. A proposta em estudo inclui cooperação tecnológica, mapeamento geológico do Brasil e linhas de financiamento para a exploração dos 17 elementos químicos conhecidos como terras raras.
Além disso, os empresários sugeriram que Lula apresente a Trump possibilidades de parceria no setor de SAF (combustível sustentável de aviação).
De acordo com fontes diplomáticas, a intenção é mostrar aos EUA que todos os temas comerciais estão em aberto para negociação. A reunião entre Lula e Trump ainda não tem data definida, mas a diplomacia brasileira já consultou Washington sobre os próximos passos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
01/10/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.