Em encontros reservados com integrantes do governo federal, empresários têm defendido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propostas de cooperação entre os dois países. O tema que mais se destacou até agora é a exploração de terras raras.
A sugestão foi levada ao vice-presidente Geraldo Alckmin durante reunião na última terça-feira (30), quando 130 empresários, em comitiva coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), viajaram aos EUA. Na ocasião, o grupo se reuniu com representantes dos departamentos do Tesouro e de Estado.
Embora o setor mineral trate o assunto com cautela, executivos afirmam que “a bola está com o governo” e aguardam a definição dos termos de uma possível parceria para se posicionarem. A proposta em estudo inclui cooperação tecnológica, mapeamento geológico do Brasil e linhas de financiamento para a exploração dos 17 elementos químicos conhecidos como terras raras.
Além disso, os empresários sugeriram que Lula apresente a Trump possibilidades de parceria no setor de SAF (combustível sustentável de aviação).
De acordo com fontes diplomáticas, a intenção é mostrar aos EUA que todos os temas comerciais estão em aberto para negociação. A reunião entre Lula e Trump ainda não tem data definida, mas a diplomacia brasileira já consultou Washington sobre os próximos passos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
01/10/2025
Canetas emagrecedoras podem atrasar efeito de anticoncepcionais e outros remédios
Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro reduzem o esvaziamento gástrico e podem retardar a ação de comprimidos ingeridos por via oral.