Brasil

EXÉRCITO ABRE INQUÉRITO CONTRA 4 MILITARES QUE PRESSIONARAM A TENTATIVA DE GOLPE

POR | 28/08/2024
EXÉRCITO ABRE INQUÉRITO CONTRA 4 MILITARES QUE PRESSIONARAM A TENTATIVA DE GOLPE

Imagem: reprodução

O

O Exército Brasileiro concluiu, nesta semana, a sindicância interna que apurou a produção da “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, que foi enviada no final de 2022, ao Tenente-Coronel Mauro Cid, que na época era o secretário de Jair Bolsonaro.

 

O relatório apontou que os 37 militares que assinaram o manifestou, foram responsáveis pela carta, sendo que o exército abriu um inquérito contra quatro deles.

 

O documento foi considerado pelo comandante da Força Terrestre na época, general Marco Antônio Freire Gomes, como uma forma de pressionar as forças armadas a aderirem à tentativa de golpe de estado após as eleições presidenciais.

 

Segundo comunicado do Exército para a CNN, entres os 37 militares, foram punidos 26, enquadrados no regulamento Disciplinar do Exército (RDE), sendo eles 12 coronéis, 9 tenentes-coronéis, 1 major, 3 tenentes e 1 sargento.

 

Como o documento apontou haver indícios de crime na ação investigada, foi instaurado o inquérito militar com duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, contendo 4 militares citados inicialmente.

 

O Ministério Público Militar (MPM) é fiscal das investigações.

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES