Imagem: reprodução/ TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que são falsas as informações que afirmam que o voto servirá como prova de vida ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“O momento do voto é o exercício do direito de cada eleitora e de cada eleitor de escolher o seu representante. É isso e apenas isso”, esclareceu o Tribunal em comunicado.
O TSE, ainda ressalta que nada mais será apurado nem utilizado para qualquer cidadão de qualquer idade que não a escolha de seu representante no Poder municipal.
A eleição é organizada e executada pela Justiça Eleitoral e é mentira que exista um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou com qualquer outro órgão para estender a presença da eleitora e do eleitor nas urnas para qualquer efeito que não seja o exercício do direito fundamental de votar.
O órgão também lembre que a fake news circulou na internet antes das Eleições 2022, utilizando uma imagem falsa da Justiça Eleitoral.
A comunicação da Justiça Eleitoral é feita apenas pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral e pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais, nos quais se incluem os sites oficiais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
18/09/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.