Foto: CNN Brasil
Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com um alerta de terremoto enviado para celulares. A mensagem indicava um suposto tremor com epicentro no litoral paulista, próximo a Ubatuba, gerando preocupação e repercussão nas redes sociais.
O alerta foi disparado por volta das 2h da manhã, levando muitos a acreditar que um terremoto havia ocorrido. Cerca de uma hora depois, às 3h10, a Defesa Civil de São Paulo esclareceu, por meio de sua conta oficial no X (antigo Twitter), que não havia registro de nenhum tremor. “Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, comunicou o órgão.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora atividades sísmicas globalmente, também confirmaram que não houve qualquer tremor na região.
Outro detalhe que intrigou os moradores foi o conteúdo da notificação, que informava uma suposta magnitude de 5,5 e trazia recomendações incomuns para o público brasileiro, como usar sapatos antes de se deslocar pela casa.
A falsa informação chamou atenção para a baixa frequência de tremores no Brasil, já que o país está localizado no centro da placa tectônica sul-americana, longe das bordas, onde os sismos são mais comuns.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, médico cardiologista cooperado da Unimed Goiânia alerta para os riscos