Foto: Freepik
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma nova resolução que amplia a atuação dos farmacêuticos no Brasil. A medida, divulgada na segunda-feira (17) no Diário Oficial, autoriza esses profissionais a prescrever medicamentos, inclusive aqueles que exigem receita médica.
Além dessa atribuição, os farmacêuticos poderão renovar prescrições feitas por outros profissionais de saúde, oferecer orientações a pacientes em situações de risco iminente e realizar consultas tanto presenciais quanto por meio da telefarmácia. A normativa também permite que solicitem, realizem e interpretem exames laboratoriais e testes rápidos.
O CFF justificou a decisão com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, que determinam que os profissionais da área devem ser capacitados para prescrição de medicamentos e outras terapias. A entidade também mencionou a Lei Federal nº 13.021/2024, que estabelece o acompanhamento farmacoterapêutico como um dever dos farmacêuticos.
“A atuação do farmacêutico inclui a oferta de serviços clínicos, intervenções baseadas em evidências científicas e a promoção da segurança e adesão às terapias”, destacou a resolução. As novas regras entram em vigor dentro de 30 dias após a publicação.
No entanto, a decisão gerou críticas da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). As entidades classificaram a autorização como uma “invasão ao ato médico” e alertaram para possíveis riscos à saúde pública.
“A população precisa estar ciente dessas tentativas de desvio de competência, que podem comprometer a segurança dos pacientes. Todos os profissionais da saúde merecem respeito, mas é fundamental que suas atribuições sejam respeitadas para evitar prejuízos à sociedade”, afirmaram em nota.
A mudança promete impactar o setor de saúde no Brasil, ampliando o papel dos farmacêuticos, mas também gerando debates sobre os limites da atuação profissional na área médica.
Com informações de SBT News.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/03/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.