O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional. O filme “O Agente Secreto” está entre os 15 finalistas que seguem na corrida por uma das cinco indicações ao Oscar de melhor filme internacional do próximo ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Nesta etapa, a chamada pré-lista reúne produções de 15 países que avançaram na competição. A partir dela, a Academia fará a seleção definitiva dos cinco longas oficialmente indicados. Os nomes finais serão divulgados em 22 de janeiro.
Além da disputa em filme internacional, o Brasil também aparece em outras categorias. “O Agente Secreto” figura na pré-lista de melhor direção de elenco. Já na categoria melhor documentário, os destaques brasileiros são “Apocalipse nos Trópicos” e “Yanuni”. O curta-metragem “Amarela” concorre na categoria melhor curta, enquanto Adolpho Veloso está na pré-lista de melhor fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.
Protagonizado por Wagner Moura, que surge como um dos nomes fortes na disputa de melhor ator, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho acompanha a trajetória de um professor e pesquisador universitário que passa a viver sob identidade falsa após ser perseguido por um empresário poderoso e violento.
A próxima edição do Oscar está marcada para 15 de março e tem gerado grande expectativa no público brasileiro. Segundo apostas de críticos e jornalistas internacionais, “O Agente Secreto” ainda pode surpreender e aparecer em outras categorias de peso, como melhor filme.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
18/12/2025
Canetas emagrecedoras podem atrasar efeito de anticoncepcionais e outros remédios
Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro reduzem o esvaziamento gástrico e podem retardar a ação de comprimidos ingeridos por via oral.