O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional. O filme “O Agente Secreto” está entre os 15 finalistas que seguem na corrida por uma das cinco indicações ao Oscar de melhor filme internacional do próximo ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Nesta etapa, a chamada pré-lista reúne produções de 15 países que avançaram na competição. A partir dela, a Academia fará a seleção definitiva dos cinco longas oficialmente indicados. Os nomes finais serão divulgados em 22 de janeiro.
Além da disputa em filme internacional, o Brasil também aparece em outras categorias. “O Agente Secreto” figura na pré-lista de melhor direção de elenco. Já na categoria melhor documentário, os destaques brasileiros são “Apocalipse nos Trópicos” e “Yanuni”. O curta-metragem “Amarela” concorre na categoria melhor curta, enquanto Adolpho Veloso está na pré-lista de melhor fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.
Protagonizado por Wagner Moura, que surge como um dos nomes fortes na disputa de melhor ator, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho acompanha a trajetória de um professor e pesquisador universitário que passa a viver sob identidade falsa após ser perseguido por um empresário poderoso e violento.
A próxima edição do Oscar está marcada para 15 de março e tem gerado grande expectativa no público brasileiro. Segundo apostas de críticos e jornalistas internacionais, “O Agente Secreto” ainda pode surpreender e aparecer em outras categorias de peso, como melhor filme.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
18/12/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.