Foto: Climatempo
A quarta onda de frio do ano deve persistir, pelo menos, até o próximo fim de semana em toda a região Centro-Sul do Brasil, de acordo com a agência meteorológica Nottus.
Conforme critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de frio é caracterizada por temperaturas que permanecem, por seis dias consecutivos, ao menos 5°C abaixo da média histórica do período. É o que está ocorrendo, por exemplo, em São Paulo, onde a média para o inverno é de 15°C, mas os termômetros têm registrado temperaturas abaixo dos 10°C.
“Dentro dessa definição, seguimos com a onda de frio no país nos próximos dias”, afirmou Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus, em entrevista à CNN.
Na semana seguinte, o clima deve se manter frio e seco, porém dentro da normalidade esperada para a estação em boa parte do território nacional.
A previsão da Nottus indica que, na segunda quinzena de julho, o Sul voltará a registrar frio e chuvas, embora com menor intensidade em comparação à onda atual. Já para agosto, a agência prevê uma nova frente fria, ainda sem detalhes confirmados sobre sua força.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.