Goiás confirma 1º foco em galinhas de criação doméstica em Santo Antônio da Barra

POR Marcos Paulo | 16/06/2025
Goiás confirma 1º foco em galinhas de criação doméstica em Santo Antônio da Barra
A

A fazenda onde foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária em Goiás está passando por um rigoroso processo de desinfecção e monitoramento, sob coordenação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O foco da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H5N1) foi identificado em Santo Antônio da Barra, no sudoeste goiano, após a morte de mais de 100 galinhas.

 

Além das aves que morreram, outras 80 foram sacrificadas por precaução, e a propriedade foi imediatamente embargada. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na última sexta-feira (13).

 

Apesar da gravidade do caso, a Agrodefesa esclareceu que as aves infectadas eram de subsistência e que o episódio não compromete o status sanitário do Estado nem a comercialização de carne e ovos.

 

Ações emergenciais e controle da doença

 

Para conter a disseminação do vírus, foi instalado no município um Centro de Operações de Emergência Zoossanitária (Coezoo), que está coordenando ações em cerca de 180 propriedades rurais próximas. Entre as medidas adotadas estão:

 

  • instalação de barreiras sanitárias,
  • desinfecção de veículos,
  • suspensão temporária de feiras e exposições com aves vivas,
  • restrição ao trânsito de aves, ovos e materiais avícolas.

 

Foram delimitadas duas áreas de atuação: uma zona perifocal com raio de 3 km e uma zona de vigilância com raio de 7 km. Nessas regiões, equipes da Agrodefesa realizam inspeções, orientam produtores e monitoram eventuais novos focos da doença.

 

Cuidados e conscientização

 

O coordenador do Coezoo, Rafael Vieira, alertou que um dos principais vetores de disseminação do vírus são as fezes de aves contaminadas, que podem se alojar nos pneus de veículos. “Desinfetamos todos os veículos que circulam na área para evitar a propagação do vírus para outras regiões”, destacou.

 

Já o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, tranquilizou a população e reforçou a importância da colaboração da sociedade. “Não há motivo para pânico. Nosso trabalho é preservar a sanidade do rebanho avícola goiano e manter a reputação sanitária que conquistamos com muito esforço”, afirmou.

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 16/06/2025 Mensagens da PF mostram Eduardo Bolsonaro atacando o pai após entrevista sobre Tarcísio

Deputado se irritou com declarações de Jair Bolsonaro e enviou ofensas em mensagens, segundo relatório da Polícia Federal

Brasil 16/06/2025 Homem é multado e tem barco apreendido após atropelar baleia-franca em SC

Flagrante ocorreu na Praia do Moçambique, em Florianópolis, e proprietário pode responder criminalmente pelo crime ambiental.

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES