Fotos: André Costa
O estado de Goiás recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, em reconhecimento aos avanços obtidos na alfabetização infantil. O resultado é fruto das ações desenvolvidas pelo Programa AlfaMais Goiás, que já investiu mais de R$ 85,8 milhões na melhoria do ensino nos primeiros anos da educação básica.
A premiação foi entregue na última segunda-feira (10), em Brasília, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O governador em exercício, Daniel Vilela, representou Goiás na cerimônia e destacou o impacto do programa no desenvolvimento educacional das crianças goianas.
“Essa premiação confirma o trabalho estratégico que temos realizado para garantir educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. O AlfaMais é um diferencial e tem contribuído diretamente para o avanço da alfabetização infantil no estado”, afirmou Vilela.
Goiás se destacou nacionalmente ao assegurar que 244 municípios atingissem a pontuação mínima exigida para a conquista do selo, um dos principais critérios avaliados pelo programa federal.
A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Fátima Garcia Santana Rossi, reforçou a importância do trabalho integrado entre estado e municípios. “Como diz o nosso governador, não existe criança de rede municipal ou estadual, existe uma criança goiana que precisa ser alfabetizada na idade certa”, afirmou.
Lançado para fortalecer a alfabetização nos primeiros anos do ensino básico, o AlfaMais Goiás tem como pilares a distribuição de materiais pedagógicos e a formação continuada de professores, promovendo uma melhoria significativa na qualidade do ensino.
Com informações de Agência Cora.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
11/02/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
11/02/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
11/02/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
11/02/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.