Brasil

GOVERNO BRASILEIRO REPUDIA DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA CONMEBOL

POR Redação | 19/03/2025
GOVERNO BRASILEIRO REPUDIA DECLARAÇÃO DO PRESIDENTE DA CONMEBOL

Foto: Reprodução / Conmebol

O

O Governo Brasileiro manifestou forte repúdio à declaração do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, que comparou a ausência de equipes brasileiras na Copa Libertadores a "Tarzan sem Chita". A declaração foi feita durante entrevista após o sorteio da fase de grupos do torneio, realizado na última segunda-feira (17), no Paraguai.

 

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (18), os Ministérios do Esporte, da Igualdade Racial e das Relações Exteriores condenaram as palavras do dirigente e cobraram a Conmebol por medidas mais eficazes contra atos de racismo em suas competições. O comunicado destacou a omissão da entidade sul-americana na prevenção e punição de episódios discriminatórios nos jogos que organiza.

 

"O Governo Brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promovendo políticas de igualdade racial", destacou a nota.

 

Diante da repercussão negativa, Domínguez utilizou a rede social X para se retratar. "Quero expressar minhas desculpas. A expressão que usei é uma frase popular e nunca tive a intenção de menosprezar ou desqualificar ninguém", afirmou. O dirigente ainda reforçou o compromisso da Conmebol com a luta contra a discriminação no futebol.

 

O episódio ocorre poucos dias após a Conmebol sancionar o Cerro Porteño, do Paraguai, por insultos racistas contra o atacante do Palmeiras Luighi Hanri, durante a Copa Libertadores Sub-20. O caso também gerou críticas, levando a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, a sugerir que o Brasil considere migrar para a Concacaf caso a Conmebol não respeite o futebol brasileiro.

 

Com informações de Agência Brasil.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 19/03/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 19/03/2025 Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.

Brasil 19/03/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 19/03/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES