Foto: Reprodução / Conmebol
O Governo Brasileiro manifestou forte repúdio à declaração do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, que comparou a ausência de equipes brasileiras na Copa Libertadores a "Tarzan sem Chita". A declaração foi feita durante entrevista após o sorteio da fase de grupos do torneio, realizado na última segunda-feira (17), no Paraguai.
Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (18), os Ministérios do Esporte, da Igualdade Racial e das Relações Exteriores condenaram as palavras do dirigente e cobraram a Conmebol por medidas mais eficazes contra atos de racismo em suas competições. O comunicado destacou a omissão da entidade sul-americana na prevenção e punição de episódios discriminatórios nos jogos que organiza.
"O Governo Brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promovendo políticas de igualdade racial", destacou a nota.
Diante da repercussão negativa, Domínguez utilizou a rede social X para se retratar. "Quero expressar minhas desculpas. A expressão que usei é uma frase popular e nunca tive a intenção de menosprezar ou desqualificar ninguém", afirmou. O dirigente ainda reforçou o compromisso da Conmebol com a luta contra a discriminação no futebol.
O episódio ocorre poucos dias após a Conmebol sancionar o Cerro Porteño, do Paraguai, por insultos racistas contra o atacante do Palmeiras Luighi Hanri, durante a Copa Libertadores Sub-20. O caso também gerou críticas, levando a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, a sugerir que o Brasil considere migrar para a Concacaf caso a Conmebol não respeite o futebol brasileiro.
Com informações de Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/03/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.