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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) firmaram, nesta terça-feira (30), um acordo para o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) voltadas à gestão e prestação de serviços públicos.
O projeto receberá R$ 390 milhões ao longo de quatro anos, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), administrado pela Finep. O investimento será destinado à criação de plataformas de IA generativa capazes de integrar dados de diferentes bases, como o Cadastro Único (CadÚnico) e informações de órgãos de saúde e educação, facilitando o acesso dos cidadãos a serviços públicos.
Segundo o secretário nacional de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a iniciativa busca personalizar e melhorar a comunicação entre Estado e população. A ideia é que, no futuro, cidadãos recebam mensagens individualizadas, como lembretes de vacinas ou orientações específicas sobre serviços disponíveis.
Batizado de Inspire (Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética), o projeto integra o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que prevê investimentos de cerca de R$ 23 bilhões até 2028.
O CPQD será o executor da iniciativa e destacou que todas as informações seguirão padrões rígidos de segurança, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e diretrizes de ética e soberania digital. Para acelerar o processo, a instituição já investe em novas estruturas de processamento gráfico em Campinas (SP) e na capacitação de cerca de 200 profissionais especializados.
De acordo com Paulo José Pereira Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD, o desafio mobilizará centenas de profissionais e deverá contribuir para aproximar os serviços públicos das reais necessidades da população.
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