Imagem: reprodução/gov
O governo brasileiro está desenvolvendo o programa "Janela Única de Investimentos" para simplificar e desburocratizar processos de entrada de investimentos diretos no país, com previsão de lançamento no próximo ano. A iniciativa busca centralizar informações e unificar procedimentos exigidos por diferentes órgãos, inspirando-se em um modelo mexicano que obteve sucesso ao atrair mais aportes internacionais.
A plataforma facilitará trâmites, como licenças ambientais e regulatórias, promovendo maior agilidade e clareza para investidores. No entanto, especialistas apontam que, embora relevante, a medida não será suficiente para transformar o cenário de captação de investimentos, destacando a importância de estabilidade institucional, regras claras e uma boa comunicação fiscal.
Apesar das incertezas globais, o nível de investimentos diretos no Brasil manteve-se sólido em 2024, com ingresso líquido de US$ 68,3 bilhões até novembro, 6% a mais que no mesmo período de 2023.
Com informações Portal 6
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco