Brasil

GOVERNO LIBERA SAQUE DE RECURSOS DO FGTS PARA TRABALHADORES DEMITIDOS

POR Redação | 26/02/2025
GOVERNO LIBERA SAQUE DE RECURSOS DO FGTS PARA TRABALHADORES DEMITIDOS

Foto: Agência Brasil

O

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa poderão retirar os valores depositados pelos empregadores antes da dispensa. O governo federal publicará uma medida provisória na próxima sexta-feira (28) para oficializar a liberação, conforme confirmado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

A iniciativa beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores que foram desligados desde janeiro de 2020 até a data da publicação da MP, injetando R$ 12 bilhões na economia. Segundo o Ministério do Trabalho, os valores serão disponibilizados em duas etapas.

 

Na primeira fase, os trabalhadores poderão sacar até R$ 3 mil dos depósitos feitos pelo empregador anterior. Caso o saldo seja superior, o valor restante será liberado em uma segunda etapa, 110 dias após a publicação da MP.

 

Essa liberação ocorrerá exclusivamente nessas duas fases. Após esse período, quem optar pelo saque-aniversário e for demitido não terá acesso ao saldo do FGTS, que permanecerá retido.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniria nesta terça-feira (25) com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e representantes das centrais sindicais para anunciar a medida. No entanto, o encontro foi adiado por problemas de agenda, segundo o Palácio do Planalto. Durante a tarde, Lula se reuniu com Nísia Trindade para informá-la sobre sua saída do cargo de ministra da Saúde.

 

Criada em 2019 e vigente desde 2020, a modalidade de saque-aniversário permite que o trabalhador retire anualmente parte do saldo disponível em suas contas ativas ou inativas do FGTS no mês de seu aniversário.

 

Como contrapartida, quem adere à modalidade não pode sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, tendo direito apenas à multa rescisória.

 

O período para retirada inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e se estende até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o saque não seja realizado dentro desse prazo, o valor retorna para a conta do FGTS.

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 26/02/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 26/02/2025 Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.

Brasil 26/02/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 26/02/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES