Brasil

GOVERNO LULA DESCARTA MUDAR PRAZO DE VALIDADE PARA REDUZIR PREÇO DOS ALIMENTOS

POR Redação | 24/01/2025
GOVERNO LULA DESCARTA MUDAR PRAZO DE VALIDADE PARA REDUZIR PREÇO DOS ALIMENTOS

Foto: Freepik

A

A proposta de mudança nas regras do sistema de prazo de validade para tentar reduzir o preço dos alimentos nos supermercados foi descartada. A afirmação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após reunião realizada no Palácio do Planalto.

 

O encontro contou com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo, sob convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O objetivo foi discutir soluções para reduzir os preços dos alimentos no país.

 

Após a reunião, Paulo Teixeira informou que uma nova reunião está prevista para sexta-feira (24), quando as estratégias definidas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro não detalhou as medidas discutidas, afirmando que o anúncio será feito pelo presidente.

 

Questionado sobre a possibilidade de alteração no sistema de validade dos alimentos, o ministro foi enfático ao afirmar: “Não. Isso não está em cogitação”. A possibilidade já havia sido descartada anteriormente pelo ministro Rui Costa em entrevista à CNN.

 

A proposta, apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), sugeria a modernização do sistema de prazos de validade com a implementação do modelo conhecido como “Best Before”. Esse modelo indicaria nos rótulos a data preferencial de consumo dos alimentos, com a expressão “consumir preferencialmente até”, destacando o período em que o produto mantém sabor e valor nutricional.

 

Os preços dos alimentos foram tema de uma reunião ministerial na última segunda-feira (20). Na ocasião, o presidente Lula destacou a importância de reconstrução, união e garantia de alimentos acessíveis para os trabalhadores, solicitando propostas dos ministérios para baratear os produtos.

 

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do Brasil, o ano de 2024 foi encerrado com uma taxa de 4,83%, sendo o grupo Alimentação e Bebidas o maior impacto, acumulando alta de 7,69% em 12 meses.

 

Com informações da CNN Brasil.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES