Foto: Freepik
A proposta de mudança nas regras do sistema de prazo de validade para tentar reduzir o preço dos alimentos nos supermercados foi descartada. A afirmação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após reunião realizada no Palácio do Planalto.
O encontro contou com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo, sob convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O objetivo foi discutir soluções para reduzir os preços dos alimentos no país.
Após a reunião, Paulo Teixeira informou que uma nova reunião está prevista para sexta-feira (24), quando as estratégias definidas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro não detalhou as medidas discutidas, afirmando que o anúncio será feito pelo presidente.
Questionado sobre a possibilidade de alteração no sistema de validade dos alimentos, o ministro foi enfático ao afirmar: “Não. Isso não está em cogitação”. A possibilidade já havia sido descartada anteriormente pelo ministro Rui Costa em entrevista à CNN.
A proposta, apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), sugeria a modernização do sistema de prazos de validade com a implementação do modelo conhecido como “Best Before”. Esse modelo indicaria nos rótulos a data preferencial de consumo dos alimentos, com a expressão “consumir preferencialmente até”, destacando o período em que o produto mantém sabor e valor nutricional.
Os preços dos alimentos foram tema de uma reunião ministerial na última segunda-feira (20). Na ocasião, o presidente Lula destacou a importância de reconstrução, união e garantia de alimentos acessíveis para os trabalhadores, solicitando propostas dos ministérios para baratear os produtos.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do Brasil, o ano de 2024 foi encerrado com uma taxa de 4,83%, sendo o grupo Alimentação e Bebidas o maior impacto, acumulando alta de 7,69% em 12 meses.
Com informações da CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
24/01/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.