Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira, que restam apenas alguns ajustes para que o governo encaminhe ao Congresso Nacional a proposta de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda de até R$ 5 mil. Sem fornecer detalhes, o presidente mencionou que os ajustes referem-se à compensação fiscal necessária para evitar impacto negativo nas contas públicas.
“(O governo) está preparando para enviar para o Congresso Nacional. Está apenas fazendo um ajuste na compensação” declarou Lula.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia explicado no mês passado que o envio do projeto de reforma do Imposto de Renda (IR) ao Congresso foi adiado devido a uma inconsistência em um dispositivo relacionado ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica, que afeta a calibragem da proposta.
“Está sendo analisada tanto a questão da neutralidade quanto da justiça tributária. Uma medida pode ser neutra, mas ainda assim injusta. A Receita Federal está avaliando o modelo para calibrar a proposta de forma a garantir justiça tributária, e não apenas neutralidade” afirmou Haddad na ocasião.
Durante a mesma entrevista, o ministro minimizou a desidratação do pacote fiscal e destacou que lutou por mais medidas. Ele negou a adoção de políticas parafiscais como resposta à alta dos juros e mencionou a necessidade de corrigir variações cambiais que afetaram o dólar no Brasil, além de admitir desafios na comunicação da política econômica. Haddad também descartou a possibilidade de uma candidatura ao Palácio do Planalto.
O ministro garantiu, no entanto, que há um acordo com o Congresso para que a ampliação da isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil só seja efetivada caso seja aprovada uma medida compensatória correspondente, a fim de garantir a neutralidade da reforma.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
31/01/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.