Divulgação
O governo federal está na fase final de elaboração de uma medida provisória que garantirá gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, inserida no programa Gás para Todos, deve ser anunciada em breve pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da medida para aliviar o custo do botijão de gás, que atualmente chega a R$ 140 para o consumidor final, apesar do preço de R$ 37 praticado pela Petrobras. Lula reforçou o compromisso do governo em oferecer o botijão gratuitamente às famílias mais pobres para garantir o acesso básico ao gás para cozinhar.
O programa tem duplo foco: social e energético. Além de melhorar as condições de vida da população mais carente, substituindo a lenha por uma fonte mais limpa e reduzindo riscos à saúde, sobretudo para mulheres e crianças, a ação busca combater a pobreza energética, minimizando o impacto do preço do gás no orçamento familiar.
Em agosto de 2024, o Brasil ainda constava no Mapa da Fome das Nações Unidas, e o governo previa que mais de 20 milhões de famílias poderiam ser beneficiadas até o final de 2025.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
01/08/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.