Brasil

Governo propõe flexibilizar formação de motoristas para CNH

POR Redação | 03/10/2025
Governo propõe flexibilizar formação de motoristas para CNH

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O

O Ministério dos Transportes abriu nesta quinta-feira (2) uma consulta pública que pretende alterar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta prevê que os candidatos possam escolher como se preparar para os exames teóricos e práticos, que continuarão obrigatórios para emissão da habilitação.

 

O projeto tem como objetivo permitir a contratação de instrutores autônomos credenciados pelos Detrans, além de centros de formação de condutores tradicionais. Atualmente, o modelo exige a matrícula obrigatória em autoescolas, o que gera custos elevados e limita o acesso de milhões de brasileiros.

 

Segundo o ministro Renan Filho, a intenção é tornar o processo mais acessível e inclusivo, possibilitando que cidadãos adaptem a preparação às suas necessidades. A expectativa é que a CNH fique até 80% mais barata, graças à flexibilização da carga horária mínima e ao uso de métodos digitais para aulas teóricas.

 

A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, permitindo que qualquer cidadão envie sugestões antes de seguir para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES