© Marcello Casal JrAgência Brasil
O Ministério dos Transportes abriu nesta quinta-feira (2) uma consulta pública que pretende alterar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta prevê que os candidatos possam escolher como se preparar para os exames teóricos e práticos, que continuarão obrigatórios para emissão da habilitação.
O projeto tem como objetivo permitir a contratação de instrutores autônomos credenciados pelos Detrans, além de centros de formação de condutores tradicionais. Atualmente, o modelo exige a matrícula obrigatória em autoescolas, o que gera custos elevados e limita o acesso de milhões de brasileiros.
Segundo o ministro Renan Filho, a intenção é tornar o processo mais acessível e inclusivo, possibilitando que cidadãos adaptem a preparação às suas necessidades. A expectativa é que a CNH fique até 80% mais barata, graças à flexibilização da carga horária mínima e ao uso de métodos digitais para aulas teóricas.
A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, permitindo que qualquer cidadão envie sugestões antes de seguir para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
03/10/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.