Foto: Agência Brasil
O governo federal estabeleceu, nesta quarta-feira (19), as regras para a restrição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes nas instituições de ensino públicas e privadas da educação básica. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Diário Oficial da União, prevê medidas de orientação aos alunos e capacitação dos profissionais da educação.
A regulamentação da Lei 15.100/2025 assegura a gestão democrática do ensino, permitindo que a comunidade escolar adapte as normas ao contexto local. Entre as diretrizes, está a necessidade de apresentação de atestado, laudo médico ou outro documento assinado por profissional de saúde para autorizar o uso do celular como ferramenta de tecnologia assistiva ou para monitoramento de condições de saúde. Os sistemas de ensino poderão definir outras formas de comprovação.
O decreto também exige a inclusão de estratégias de orientação aos estudantes e formação dos professores nos regimentos internos e propostas pedagógicas das escolas. Além disso, os docentes receberão capacitação para o uso seguro e responsável dos dispositivos e para identificar sinais de sofrimento psíquico entre os alunos, decorrente do uso excessivo de eletrônicos.
As normas estabelecem ainda que as escolas devem definir como os celulares serão utilizados pedagogicamente e onde serão guardados durante as aulas, recreios e intervalos. As instituições também serão responsáveis por determinar as consequências para o descumprimento das regras, seguindo as diretrizes federais e do Conselho Nacional de Educação.
Por fim, a regulamentação reforça a obrigação das escolas de promover ações de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de celulares e eletrônicos, além de garantir espaços de escuta e acolhimento para alunos e profissionais que apresentem sinais de sofrimento psíquico relacionado ao tema.
Com informações de Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
20/02/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
20/02/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
20/02/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
20/02/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.