Foto: Agência Brasil
O governo federal estabeleceu, nesta quarta-feira (19), as regras para a restrição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes nas instituições de ensino públicas e privadas da educação básica. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Diário Oficial da União, prevê medidas de orientação aos alunos e capacitação dos profissionais da educação.
A regulamentação da Lei 15.100/2025 assegura a gestão democrática do ensino, permitindo que a comunidade escolar adapte as normas ao contexto local. Entre as diretrizes, está a necessidade de apresentação de atestado, laudo médico ou outro documento assinado por profissional de saúde para autorizar o uso do celular como ferramenta de tecnologia assistiva ou para monitoramento de condições de saúde. Os sistemas de ensino poderão definir outras formas de comprovação.
O decreto também exige a inclusão de estratégias de orientação aos estudantes e formação dos professores nos regimentos internos e propostas pedagógicas das escolas. Além disso, os docentes receberão capacitação para o uso seguro e responsável dos dispositivos e para identificar sinais de sofrimento psíquico entre os alunos, decorrente do uso excessivo de eletrônicos.
As normas estabelecem ainda que as escolas devem definir como os celulares serão utilizados pedagogicamente e onde serão guardados durante as aulas, recreios e intervalos. As instituições também serão responsáveis por determinar as consequências para o descumprimento das regras, seguindo as diretrizes federais e do Conselho Nacional de Educação.
Por fim, a regulamentação reforça a obrigação das escolas de promover ações de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de celulares e eletrônicos, além de garantir espaços de escuta e acolhimento para alunos e profissionais que apresentem sinais de sofrimento psíquico relacionado ao tema.
Com informações de Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
20/02/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.