© Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, em substituição a Márcio Macêdo, que estava na função desde janeiro de 2023. O anúncio foi feito pelo Palácio do Planalto e será formalizado na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU).
A Secretaria-Geral é responsável pelo diálogo do governo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Boulos, de 43 anos, terá como principal desafio a articulação política entre o Palácio do Planalto, movimentos sociais e a sociedade civil.
Nascido em São Paulo, na região de Pinheiros, Boulos iniciou sua trajetória política no movimento estudantil aos 15 anos. Aos 19, mudou-se para uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), grupo do qual se tornou liderança. Além da militância, é psicólogo clínico, mestre em psiquiatria, professor e escritor de obras sobre política e sociedade.
Eleito deputado federal em 2022 com mais de 1 milhão de votos, Boulos foi também candidato à Presidência em 2018 e disputou a Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024. Em suas redes sociais, o novo ministro afirmou que a missão será “ajudar a colocar o governo na rua”, ouvindo demandas populares e levando as ações do Executivo a todos os estados.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/10/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.