Imagem: reprodução/gov
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu nesta terça-feira (14) a circulação de uma fake news que afirmava que o governo planejava criar uma "taxa ambiental" para veículos com mais de 20 anos.
Segundo o boato, a taxa seria de 1% da Tabela Fipe e os recursos iriam para o Ibama e a Funai. Haddad afirmou que a notícia é totalmente falsa e destacou o uso de montagens simulando reportagens de portais confiáveis para espalhar a desinformação.
O ministro também criticou a decisão da Meta, dona do Facebook e WhatsApp, de eliminar a checagem de informações nos EUA, o que, segundo ele, agravará o combate às fake news. Ele apontou a crescente desconfiança na imprensa tradicional como um dos fatores que facilitam a disseminação de informações falsas.
Recentemente, um vídeo gerado por inteligência artificial simulando uma entrevista falsa de Haddad defendendo uma "taxa para cachorrinhos" foi removido pela Meta após notificação da Advocacia-Geral da União. Haddad alertou para os perigos desse tipo de manipulação tecnológica para a democracia.
Desde o início do ano, a Receita Federal também tem combatido fake news sobre uma suposta taxação do Pix, esclarecendo que não há novos impostos sobre transações financeiras.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco