Divulgação
O dono de uma embarcação flagrada atropelando uma baleia-franca e seu filhote na Praia do Moçambique, em Florianópolis, foi identificado, multado e teve o barco apreendido pelo Ibama e pela Polícia Federal. O caso ocorreu em 22 de julho e foi registrado por drone.
As imagens mostram o momento em que o barco, modelo Fishing Raptor, passa sobre a cauda do animal. A espécie, Eubalaena australis, é ameaçada de extinção e utiliza o litoral catarinense entre julho e novembro para reprodução e amamentação.
O proprietário foi autuado em R$ 12 mil por infração a normas federais e teve o uso da embarcação suspenso até 15 de novembro, fim da temporada reprodutiva. Ele também poderá responder por crime ambiental de molestamento de cetáceos, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão.
O fotógrafo Eduardo Castro, responsável pelo vídeo, relatou que registrava baleias com filhotes quando o barco se aproximou perigosamente. O Ibama reforçou que a aproximação de embarcações coloca em risco tanto os animais quanto os ocupantes e anunciou que segue com fiscalizações para garantir a conservação da fauna marinha.
*Com informações do jornal O Hoje
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/08/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.