Divulgação
O dono de uma embarcação flagrada atropelando uma baleia-franca e seu filhote na Praia do Moçambique, em Florianópolis, foi identificado, multado e teve o barco apreendido pelo Ibama e pela Polícia Federal. O caso ocorreu em 22 de julho e foi registrado por drone.
As imagens mostram o momento em que o barco, modelo Fishing Raptor, passa sobre a cauda do animal. A espécie, Eubalaena australis, é ameaçada de extinção e utiliza o litoral catarinense entre julho e novembro para reprodução e amamentação.
O proprietário foi autuado em R$ 12 mil por infração a normas federais e teve o uso da embarcação suspenso até 15 de novembro, fim da temporada reprodutiva. Ele também poderá responder por crime ambiental de molestamento de cetáceos, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão.
O fotógrafo Eduardo Castro, responsável pelo vídeo, relatou que registrava baleias com filhotes quando o barco se aproximou perigosamente. O Ibama reforçou que a aproximação de embarcações coloca em risco tanto os animais quanto os ocupantes e anunciou que segue com fiscalizações para garantir a conservação da fauna marinha.
*Com informações do jornal O Hoje
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/08/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
19/08/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento